10 praias incríveis para conhecer no sul do Brasil

Quer conhecer mais o litoral do sul do Brasil? Então, confira o roteiro com as melhores praias da região:

10 praias incríveis para conhecer no sul do Brasil
© Fotos: Shutterstock

O sul do Brasil possui paisagens e cidades que atraem vários turistas – caso de Curitiba, no Paraná; a Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul; e Florianópolis, em Santa Catarina. Mas além desses destinos incríveis, o sul do Brasil também tem praias lindas – e para todos os gostos: de águas calmas, agitadas, de onda, desertas e balneários para aproveitar ao máximo.

Praia da Guarita – Torres (RS)A praia da Guarita fica a apenas 200 km de Porto Alegre, e faz parte da área de proteção do Parque do Guarita. Ela possui falésias e é cercada de mata nativa ao seu redor, que compõem uma paisagem inacreditável. Na alta temporada, a praia fica lotada e cheia de turistas que buscam aventurar-se nas águas agitadas do mar.

Praia da Guarita – Torres (RS)

A praia da Guarita fica a apenas 200 km de Porto Alegre, e faz parte da área de proteção do Parque do Guarita. Ela possui falésias e é cercada de mata nativa ao seu redor, que compõem uma paisagem inacreditável. Na alta temporada, a praia fica lotada e cheia de turistas que buscam aventurar-se nas águas agitadas do mar.

Praia de Caiobá - Balneário de Caiobá (PR)No litoral paranaense, o Balneário de Caiobá é o destino mais visitado do litoral, com costões e morros que compõem um visual incrível para as praias. A Praia de Caiobá é muito visitada, possui uma excelente estrutura, com bares, restaurantes e pousadas ao redor.

Praia de Caiobá - Balneário de Caiobá (PR)

No litoral paranaense, o Balneário de Caiobá é o destino mais visitado do litoral, com costões e morros que compõem um visual incrível para as praias. A Praia de Caiobá é muito visitada, possui uma excelente estrutura, com bares, restaurantes e pousadas ao redor.

Ilha do Mel - PRA Ilha do Mel é um dos destinos que as pessoas mais visitam no sul do Brasil. O local oferece tranquilidade, estrutura, praias conservadas e águas tranquilas, ideal para famílias com crianças. A ilha abriga três praias: a Praia das Encantadas, a mais visitada, que é cercada de restaurantes e pousadas; a Praia de Fora, com água mais agitada, perfeita para surfistas; e a Praia da Fortaleza, a mais tranquila, com águas calmas para as crianças brincarem sem preocupação.

Ilha do Mel - PR

A Ilha do Mel é um dos destinos que as pessoas mais visitam no sul do Brasil. O local oferece tranquilidade, estrutura, praias conservadas e águas tranquilas, ideal para famílias com crianças. A ilha abriga três praias: a Praia das Encantadas, a mais visitada, que é cercada de restaurantes e pousadas; a Praia de Fora, com água mais agitada, perfeita para surfistas; e a Praia da Fortaleza, a mais tranquila, com águas calmas para as crianças brincarem sem preocupação.

Praia do Rosa – Imbituba (SC)A Praia do Rosa também é um destino muito visitado em Santa Catarina, com apenas 2 km de extensão e de mar agitado, ideal para surfistas e praticantes de esportes aquáticos radicais, como kitesurf, windsurf e até recebe campeonatos das categorias. A praia faz parte da área de preservação da Baleia Franca e fica próxima à Lagoa de Ibiraquera, de água salgada, que desemboca no mar.

Praia do Rosa – Imbituba (SC)

A Praia do Rosa também é um destino muito visitado em Santa Catarina, com apenas 2 km de extensão e de mar agitado, ideal para surfistas e praticantes de esportes aquáticos radicais, como kitesurf, windsurf e até recebe campeonatos das categorias. A praia faz parte da área de preservação da Baleia Franca e fica próxima à Lagoa de Ibiraquera, de água salgada, que desemboca no mar.

Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú (SC)A Praia do Estaleiro fica em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e é o destino para quem busca uma praia afastada. Ela fica a 17,5 km do centro, e pode ser acessada de carro até certo ponto, depois o caminho é a pé. A praia possui um mar azul, cercada por morros com vegetação, e possui pouca estrutura. Além disso, as águas são bravas, por isso, tome cuidado! No entanto, a praia é perfeita para quem busca maior tranquilidade e curtir um momento longe do agito.

Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú (SC)

A Praia do Estaleiro fica em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e é o destino para quem busca uma praia afastada. Ela fica a 17,5 km do centro, e pode ser acessada de carro até certo ponto, depois o caminho é a pé. A praia possui um mar azul, cercada por morros com vegetação, e possui pouca estrutura. Além disso, as águas são bravas, por isso, tome cuidado! No entanto, a praia é perfeita para quem busca maior tranquilidade e curtir um momento longe do agito.

Lagoinha do Leste - Florianópolis (SC)Uma praia incrível dentre muitas outras em Florianópolis, com um visual de tirar o fôlego, repleta de vegetação preservada da Mata Atlântica. Esta é uma dica para quem busca maior sossego e longe da muvuca de Florianópolis. A praia possui um pequeno riacho, que forma uma lagoa e dá o nome do local.

Lagoinha do Leste - Florianópolis (SC)

Uma praia incrível dentre muitas outras em Florianópolis, com um visual de tirar o fôlego, repleta de vegetação preservada da Mata Atlântica. Esta é uma dica para quem busca maior sossego e longe da muvuca de Florianópolis. A praia possui um pequeno riacho, que forma uma lagoa e dá o nome do local.

Ilha do Campeche – Florianópolis (SC)Florianópolis já é conhecida por suas praias incríveis, porém, você precisa adicionar a Ilha do Campeche em seu roteiro. O local só pode ser acessado por barco e possui uma capacidade de 800 pessoas por dia – por conta do ecossistema frágil da ilha. É perfeita para ir com crianças, pois a água é tranquila e verde esmeralda, e conta com uma paisagem encantadora, cercada pela Mata Atlântica, que cobre os morros e encostas da ilha.

Ilha do Campeche – Florianópolis (SC)

Florianópolis já é conhecida por suas praias incríveis, porém, você precisa adicionar a Ilha do Campeche em seu roteiro. O local só pode ser acessado por barco e possui uma capacidade de 800 pessoas por dia – por conta do ecossistema frágil da ilha. É perfeita para ir com crianças, pois a água é tranquila e verde esmeralda, e conta com uma paisagem encantadora, cercada pela Mata Atlântica, que cobre os morros e encostas da ilha.

Praia Atlântida – Xangri-la (RS)A praia Atlântida fica entre as cidades de Capão da Canoa e Xangri-lá, e atrai muitos surfistas que querem pegar uma boa onda por ali. A praia possui boa estrutura com quiosques e restaurantes ao redor, o que proporciona um passeio completo. Essa é uma boa opção para quem busca maior agito com pé na areia, pois ali rolam algumas festas nos bares da orla da praia.

Praia Atlântida – Xangri-la (RS)

A praia Atlântida fica entre as cidades de Capão da Canoa e Xangri-lá, e atrai muitos surfistas que querem pegar uma boa onda por ali. A praia possui boa estrutura com quiosques e restaurantes ao redor, o que proporciona um passeio completo. Essa é uma boa opção para quem busca maior agito com pé na areia, pois ali rolam algumas festas nos bares da orla da praia.

Praia Grossa – Itapema (SC)A Praia Grossa fica localizada em Itapema, uma cidade pequena no litoral de Santa Catarina. Também chamada de Praia do Cabeço, ela é paradisíaca. O visual é composto pela Mata Atlântica que cerca a praia e por pedras, que decoram a areia. É perfeita para quem busca sossego e contato com a natureza. Você pode descansar, caminhar pelo verde do bosque que protege a praia, além de curtir um mergulho revigorador nas águas cristalinas. O acesso é feito por trilhas de 1,5 km, desde o Mirante do Encanto. Além disso, é recomendado que o turista leve comes e bebes para passar o dia tranquilo.

Praia Grossa – Itapema (SC)

A Praia Grossa fica localizada em Itapema, uma cidade pequena no litoral de Santa Catarina. Também chamada de Praia do Cabeço, ela é paradisíaca. O visual é composto pela Mata Atlântica que cerca a praia e por pedras, que decoram a areia. É perfeita para quem busca sossego e contato com a natureza. Você pode descansar, caminhar pelo verde do bosque que protege a praia, além de curtir um mergulho revigorador nas águas cristalinas. O acesso é feito por trilhas de 1,5 km, desde o Mirante do Encanto. Além disso, é recomendado que o turista leve comes e bebes para passar o dia tranquilo.

Praia das Cabras – Tramandaí (RS)Você irá se impressionar com a visão da Praia das Cabras. Ela fica entre os municípios de Cidreira e Tramandaí, possui 10 km de extensão e possui dunas de areia móveis, que se movimentam com o vento. Além disso, a praia é rodeada por uma mata nativa belíssima, que faz o cenário virar cinematográfico.

Praia das Cabras – Tramandaí (RS)

Você irá se impressionar com a visão da Praia das Cabras. Ela fica entre os municípios de Cidreira e Tramandaí, possui 10 km de extensão e possui dunas de areia móveis, que se movimentam com o vento. Além disso, a praia é rodeada por uma mata nativa belíssima, que faz o cenário virar cinematográfico.

Guia da Semana