Circuito das Águas Paulista é viagem próxima a São Paulo e perfeita para toda a família

Ao todo são nove cidades que compõem o circuito das águas - e cada uma delas conta com passeios na natureza e culturais.

Circuito das Águas Paulista é viagem próxima a São Paulo e perfeita para toda a família
Foto: Shutterstock

Nove cidades compõem o Circuito das Águas Paulista, que fica a cerca de 150 km de São Paulo: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro. Cada uma delas tem suas respectivas características, passeios e paisagens – e proporcionam momentos incríveis de lazer para toda a família.

Se você é fã de natureza, o Circuito das Águas é seu destino de férias perfeito. O roteiro é uma ótima opção para uma viagem em família, amigos e em casal – afinal, o passeio é bem democrático e conta com atrações para todos os gostos e estilos.

Para que você possa curtir o roteiro ao máximo, o Guia da Semana detalha os passeios disponíveis em cada cidade do circuito. Confira:

 

Águas de Lindóia

Foto: VIAVAL / Shutterstock.com

Águas de Lindóia

A cidade de Águas de Lindóia é uma estância hidromineral, que fica a 945 metros a altitude. É destino perfeito para quem busca águas termais, sendo uma ótima opção para idosos e crianças. A cidade possui o parque aquático Thermas Regionais, que atrai muitas crianças pelos tobogãs e piscinas. Um dos atrativos da cidade é a Gruta de Nossa Senhora de Fátima, sagrada aos religiosos que desfrutam da água mineral da fonte. Outro ponto turístico da região é o Morro Pelado, com 1400 metros de altitude e que oferece uma vista panorâmica da região.

Lindóia

Foto: Shutterstock

Lindóia

A 155 quilômetros de São Paulo está a cidade de Lindóia, que está bem no centro do circuito das águas. É cortada pelo Rio do Peixe, que possui belas cachoeiras, e também possui um lago na cidade, com 5 quilômetros de extensão onde pode-se praticar jet ski e wakeboard. Além disso, Lindoia também possui um mirante bonito com vista para a cidade e uma estátua do Cristo Redentor.

Holambra

Foto: rafaelcilios / Shutterstock.com

Holambra

Conhecida como a cidade das flores, Holambra é um destino adorável no circuito das águas. Com forte influência europeia em sua arquitetura, Holambra possui pontos turísticos incríveis, como o Moinho Povos Unidos, que foi inaugurado para celebrar os 60 anos de imigração holandesa no Brasil. Outros atrativos da cidade são os campos de flores coloridos e perfumados e o ExpoFlora, evento tradicional de Holambra, que ocorre nos meses de agosto e setembro e reúne quase 300 mil visitantes todos os anos para apreciar, vender e comprar flores de todos os tipos.

Amparo

Foto: Shutterstock

Amparo

Amparo é uma cidade histórica, que concentra história, natureza e águas medicinais. Amparo fazia parte do ciclo do café, na era colonial, em que hoje os casarões da cidade viraram museus, escolas e restaurantes. Por este fato, há fazendas antigas na região que viraram pontos turísticos, caso da Fazenda Benedetti e a Fazenda Atalaia. Os amantes de vinho vão gostar de saber que por ali há a Vinícola Terrassos, que possui passeios guiados e com direito a degustação. O polo astronômico é um ótimo passeio para fazer com as crianças. Já a Rua 15 de novembro proporciona um passeio mais tranquilo para apreciar a arquitetura colonial e comer bem nos restaurantes da cidade.

Jaguariúna

Foto: Lucas Rizzi / Shutterstock.com

Jaguariúna

O turista pode aproveitar para conhecer algumas destas cidades em uma só viagem, por isso a dica é conhecer Jaguariúna e Holambra no mesmo dia, já que são cidades próximas. Um dos pontos turísticos mais visitados de Jaguariúna é a Maria Fumaça até Campinas, um passeio de trem com restaurante para almoço no meio. Além disso, por lá está o Naga Cable Park, um parque aquático para a prática de esportes como esqui aquático, wakeboard e botes infláveis.

Serra Negra

Foto: Lucas Rizzi / Shutterstock.com

Serra Negra

Serra Negra é um destino para a família inteira, com opção tanto para os adultos quanto para as crianças. Não deixe de visitar o teleférico da cidade, que proporciona uma boa visão panorâmica e permite que você tire fotos incríveis. Assim como outras cidades do circuito das águas, Serra Negra também possui seu Cristo Redentor com mirante e lanchonete. As crianças vão gostar do passeio de trem Maria Fumaça pela cidade, que também acompanha uma tour guiada e paradas nos principais pontos turísticos, como as fontes de água mineral Santo Agostinho e Santa Luzia.

Pedreira

Foto: Shutterstock

Pedreira

Pedreira chama a atenção por seu artesanato local em porcelana, que é muito vendido nas lojinhas do centro da cidade, que vendem utensílios de cozinha, louça, esculturas, vasos e quadros. O Museu da Porcelana também conta a história desta arte feita na região – desde a instalação dos italianos até os dias mais atuais. O centro ainda possui passeios interessantes por igrejas, lojas de porcelana, feira de arte e artesanato, cafés e o Casarão Real Pedreira, que é uma casa estilo colonial com diversos objetos da época em exposição.

Socorro

Foto: Shutterstock

Socorro

A 135 quilômetros de São Paulo se encontra a cidade de Socorro, na região da Serra da Mantiqueira. A cidade é um dos pontos de encontro dos aventureiros, com opções de ecoturismo com muita emoção: arvorismo, rafting pelo Rio Peixe, tirolesa de 1 km de extensão, entre muitos outros. A Gruta do Anjo também é outra atração de Socorro, onde os visitantes podem adentrar a gruta de pedalinho e apreciar a caverna com águas cristalinas. Se sua praia é fazer trilhas, Socorro também possui ótimas opções, como a Pedra da Boa Vista, que fica a 1.300 metros de altura e atrai praticantes de trekking, rapel, caminhada e de voo com paraglider.

Monte Alegre do Sul

Foto: Shutterstock

Monte Alegre do Sul

Monte Alegre do Sul é uma das cidades mais encantadoras do Circuito das Águas Paulista. A ocupação da região teve início por volta de 1873, às margens do rio Camanducaia, com a chegada de várias famílias provenientes de Amparo e Bragança Paulista, atraídas pela qualidade das águas do rio e pela fertilidade do solo. Hoje, o destino conta com diversos pontos turísticos, como a Mini Cidade, o Pontilhão da Mogiana, o Lago dos Patos, o Santuário do Senhor Bom Jesus, o Mirante do Cristo Redentor e muito mais.

E aí, já programou sua road trip pelo Circuito das Águas em São Paulo?

Fotos: Paulo Nabas / Shutterstock.com | Shutterstock

E aí, já programou sua road trip pelo Circuito das Águas em São Paulo?


Por Lidia Capitani

Resultado de imagem para guia da semana