Passeando pelo Titanic. 107 anos se passaram desde o naufrágio do Titanic. Entretanto, esta trágica história ainda é relembrada. Da primeira a terceira classe, descobrimos fotos incríveis que mostram o interior do navio que fez a viagem mais famosa de todos os tempos.

Slide 2 de 35: The Titanic was built during a golden age of sea travel. Growing numbers of immigrants to the New World and wealthier passengers during the early 20th century meant competition for business on Europe to New York sailings was fierce. Plans were first laid for the Titanic (and her near identical sister ships the RMS Olympic and HMHS Britannic) in 1907 by the White Star Line. Other companies, including Cunard, already had popular passenger ships such as the RMS Lusitania and the RMS Mauretania, and the Titanic was designed to compete with them.

 

Criando a lenda
O Titanic foi construído durante a era dourada das embarcações. No início do século XX, o número de imigrantes para o Novo Mundo crescia. Dessa forma, o comércio das viagens marítimas se tornava cada vez mais próspero. Em 1907, a empresa White Star Line começou a elaborar o Titanic, para competir com os navios de luxo dos concorrentes.

Slide 3 de 35: It took four years from 1909 to build the Titanic at the Harland & Wolff shipyard in Belfast, Northern Ireland. Costs were lavish at the time – around $7.4 million (£1.5m) in total, around $192 million (£147m) in today's money. Thanks to 16 watertight compartments (known as bulkheads) that could be shut to prevent flooding, the Titanic was believed to be unsinkable and one of the safest ships afloat. 

Construindo o Titanic
O Titanic começou a ser construído em 1909, no estaleiro de Harland & Wolff, na Irlanda do Norte, e demorou quatros anos para ser finalizado. Na época, o custo do navio foi de cerca de US$ 7,4 milhões (R$ 28 milhões) - o que valeria em torno de US$ 192 milhões (R$ 736 milhões), conforme a inflação atual. Composto por 16 compartimentos estanques (conhecidos também como anteparos), acreditava-se que o Titanic era uma das embarcações mais seguras do mundo e que seria praticamente impossível de naufragar. 

Slide 4 de 35: It wasn't all plain sailing though. Eight workers were killed between the keel being laid and her first launch, and 246 injuries were recorded during her construction. Eventually however, the Titanic hit the waves and her maiden voyage departed on 10 April 1912 from Southampton, UK. The Titanic made two stops before heading out to the Atlantic, calling at Cherbourg in northern France and Queenstown (now called Cobh) in County Cork, Ireland. 

Navegando pelos mares
Não foi fácil do começo ao fim. Oito trabalhadores morreram e 246 ficaram feridos durante a construção da embarcação. Todavia, em 10 de abril de 1912, o Titanic realizou a sua viagem inaugural. O navio partiu da cidade de Southampton, Reino Unido e passou pela comuna francesa Cherbourg, antes de chegar à Queenstown (atualmente chamada de Cobh), na Irlanda.

Slide 5 de 35: Even the Titanic's departure wasn't without its dramas. As she pulled away from the dock at Southampton she almost crashed into another ship. The New York was moored nearby and, as the Titanic was leaving, the massive ropes that held the smaller ship snapped. Only quick thinking from the Titanic's crew, who used a wash of water from a propeller to push the other ship away, avoided a collision. It was an ominous start to the voyage. 

Quase uma colisão
A primeira viagem foi dramática. Enquanto saía das docas de Southampton, o Titanic quase colidiu com outra embarcação. As cordas do pequeno navio New York, que estava ancorado nas proximidades, romperam e quase atingiram o Titanic. Por pouco, os dois barcos não se chocaram. Era o começo de uma premunição.

Slide 6 de 35: Those onboard however were likely to have been oblivious to the first drama on the dock, no doubt taking in the ship's jaw-dropping interiors. The grand staircase in first class (the one pictured here is from the Olympic) was one of the most lavish at sea.

Primeira classe: a grande escadaria
O interior do navio era incrível. A grande escadaria da primeira classe (a foto é do navio Olympic), era uma das estruturas mais luxuosas do Titanic.

Slide 7 de 35: The 100-foot-long first class dining saloon could be found on D Deck between the second and third funnels. This location was specifically chosen to ensure uninterrupted dining in the smooth, central part of the ship. The room featured leaded windows and Jacobean style alcoves. First class passengers were offered a luxurious choice of menus each evening with a selection of fine wines to accompany the food. 

Primeira classe: salão de jantar
O salão de jantar da primeira classe encontrava-se no D Deck, na parte central da embarcação. O lugar foi especificamente escolhido para proporcionar um ambiente de refeição tranquilo. Além disso, os passageiros dispunham de um menu com várias opções de comidas, que vinham acompanhadas de vinhos finos. Na noite em que o Titanic afundou, por exemplo, o menu do jantar incluía ostras, patê de foie gras (ou fuagrá) e bombas de chocolate.

Slide 8 de 35: First class diners had more than one place to eat. Pictured is the Veranda café and Palm Court, the perfect place for afternoon tea. Café Parisien was another spot, designed to offer first class passengers a sea view while they dined, the first of its kind. On the night the Titanic sank the menu included oysters, pâté de foie gras and chocolate eclairs. You can discover more about the Titanic's amazing menus here. 

Primeira classe: Veranda café e Palm Court
Entretanto, aquele não era o único lugar disponível para os passageiros da primeira classe comerem. A Veranda Café e a Palm Court, por exemplo, serviam o jantar também, além de serem ótimos lugares para tomar o chá da tarde. Por fim, o Café Parisien era outra área propícia para refeições.

Slide 26 de 35: In total 1,503 of the 2,229 people onboard perished, with 706 people surviving. It was the Titanic's crew who took the biggest hit: of 900 staff, 720 were from Southampton in the UK, and only 124 returned.

Sobreviventes no Carpathia
No total de 2.229 passageiros, 1.503 faleceram, ou seja, restaram apenas 706 sobreviventes. Os funcionários do navio foram o que mais tiveram perdas: dos 900 trabalhadores, 720 eram da cidade de Southampton no Reino Unido, e apenas 124 retornaram.

Slide 28 de 35: Several newspapers at the time reported the Titanic was safe and that all passengers were alive, with the ship being towed to Halifax, Nova Scotia, Canada. The horrible truth wouldn't be fully reported until nearly 48 hours after the Titanic struck the iceberg.

Todo mundo se salvou?
Vários jornais da época reportaram que todos os passageiros encontravam-se vivos. Além disso, circularam a falsa informação de que o Titanic estava sendo rebocado para a cidade de Halifax, Nova Escócia, Canadá. A verdadeira notícia não foi dada até quase 48 horas depois que o navio havia naufragado.

Slide 29 de 35: Many survivors suffered from mental health issues for years after the sinking. Frederick Fleet, the Titanic's lookout, took his own life in January 1965, two weeks after his wife passed away. He was so poor he was buried in an unmarked grave.

O que aconteceu com a tripulação?
Vários sobreviventes sofreram de problemas mentais por anos após o acidente. Frederick Fleet, o vigia do Titanic, tirou a própria vida em janeiro de 1965, duas semanas após a esposa dele falecer. Ele era tão pobre que foi enterrado em um túmulo sem identificação.

Slide 30 de 35: White Star Line's chairman J Bruce Ismay was vilified by the press for getting in a lifeboat, with many considering he'd selfishly saved himself. Dubbed one of the "greatest cowards in history", he resigned from the White Star Line in 1913. He kept a relatively low profile afterwards, but did contribute to some significant seafaring charities. He died on 17 October 1937.

"O maior covarde da história"
O dono da White Star Line, J Bruce Ismay, foi difamado pela mídia por entrar em um dos botes salva-vidas. Para os jornais, Ismay teria deixado vários morrerem para se salvar. Apelidado de "um dos maiores covardes da história", ele renunciou do posto da White Star Line em 1913. Desde então, Ismay manteve uma vida relativamente tranquila, sem muitas exposições. Entretanto, ele contribuiu com quantias significativas para várias instituições de caridade. O ex-dono da White Star Line morreu em 17 de outubro de 1937.

Slide 32 de 35: Since then there have been many research and discovery expeditions recovering around 6,000 artifacts. Director James Cameron’s team did 12 visits to the site in 1995 while making the film Titanic. 

Tesouros do fundo do mar
Desde então, vieram várias expedições de pesquisas que conseguiram recuperar cerca de 6 mil objetos do fundo do mar. A equipe do diretor James Cameron realizou 12 visitas ao local em 1995 para produzir o filme Titanic.

Slide 34 de 35: Plus there are currently two extraordinary projects vying to recreate the iconic doomed ship for modern day fans. One will be the star attraction at the Romandisea theme park in Sichuan, China and is being funded by Chinese firm Seven Star Energy Investment Group.

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Vai navegar de novo?
Além do mais, existem dois projetos que pretendem recriar a embarcação para os fãs. Um desses projetos será uma atração do parque Romandisea, em Sichuan, China.

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