O atual presidente do Zimbábue, Emmerson Mnangagwa, anunciou em sua conta do Twitter, nesta sexta-feira 6, que o antigo líder do país, Robert Mugabe, morreu aos 95 anos.

President of Zimbabwe
 
@edmnangagwa
 
 

It is with the utmost sadness that I announce the passing on of Zimbabwe's founding father and former President, Cde Robert Mugabe (1/2)

 
6.789 pessoas estão falando sobre isso
 
 

“Mugabe foi um ícone da libertação, um pan-africanista que dedicou sua vida à emancipação e capacitação de seu povo. Sua contribuição para a história de nossa nação e continente nunca será esquecida, que sua alma descanse na paz eterna”, declarou Mnangagwa.

Robert Mugabe, que governou o Zimbábue de 1980 até 2017, morreu em Singapura, onde se tratava de uma doença não divulgada. Ele liderou um movimento de resistência durante a Guerra da Rodésia, que durou de 1964 até 1979 e tirou do poder um governo de minoria branca.

Com a vitória na guerra, Mugabe assumiu o poder como primeiro-ministro e mudou o nome do país de Rodésia para Zimbábue. Mais tarde, seu cargo mudaria para presidente, mas seguiu no governo do país de forma ditatorial até 2017, quando foi destituído por um golpe militar em meio a uma grande crise humanitária e econômica, marcada pela hiperinflação.

VEJA.com