Além das festas tradicionais, eventos culturais típicos do estado fazem parte do calendário. Igrejas históricas são atrações à parte.
Por G1 Tocantins
SEMANA SANTA
Com a proximidade da Páscoa o calendário das celebrações religiosas se intensifica em todo o país. No Tocantins, além das festas e missas tradicionais, há também eventos culturais e religiosos típicos do estado. Na capital, o espetáculo da Paixão de Cristo já faz parte do calendário oficial da cidade.
Com a proximidade da Páscoa o calendário das celebrações religiosas se intensifica em todo o país. No Tocantins, além das festas e missas tradicionais, há também eventos culturais e religiosos típicos do estado. Na capital, o espetáculo da Paixão de Cristo já faz parte do calendário oficial da cidade.
Ruína em Natividade é um dos principais símbolos do Tocantins (Foto: Prefeitura de Natividade/Divulgação) |
Catedral de Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional (Foto: Reprodução/G1) |
Na região central do estado, em Paraíso do Tocantins, a romaria da serra do Estrondo acontece anualmente há 56 anos. Em Lizarda, na região do Jalapão, a festa dos caretas é uma das mais pitorescas manifestações da cultura local. Além disso, há também a possibilidade de visitar as principais igrejas das cidades históricas. Em Porto Nacional, na região central, a catedral de Nossa Senhora das das Mercês é a grande atração. O prédio foi construído por volta de 1810 e é tombado como patrimônio histórico.
Em Natividade, as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos são uma atração a parte. Não há uma data certa para a construção, mas a cidade foi fundada em 1734 e o centro histórico surgiu mais ou menos na mesma época. A cidade conta ainda com as igrejas de Nossa Senhora da Natividade e de São Benedito. Já em Arraias, no estremo sul do estado, é possível conhecer a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios. A construção fica na praça central da cidade fundada em 1740.
Romaria na serra do Estrondo
Os romeiros de Paraíso do Tocantins, na região central do estado, unem a fé com muito sacrifício na serra do Estrondo, próxima ao centro da cidade. Na noite entre esta quinta (13) e sexta-feira (14), os romeiros sobem e descem os 5 quilômetros de trilhas e escadarias na encosta para pagar promessas, pedir bênçãos e para fazer orações no cruzeiro que fica no alto da serra.
![]() |
Romaria serra do estrondo Paraiso_Thiago Sá (3).JPG |
Alguns peregrinos fazem o percurso mais de uma vez. Haverá também sessões de filmes e uma corrida ecológica. A tradição já dura 56 anos e todas as Páscoas multidões comparecem ao local para realizar a caminhada. A expectativa da prefeitura é que 5 mil pessoas participem só na madrugada desta sexta-feira (14). Até a Páscoa, a expectativa é de que 30 mil peregrinos visitem o local.
Festa dos Caretas é tradição em Lizarda (Foto: Thiago Sá/Governo do Tocantins) |
Festa dos Caretas
A festa é tradição em Lizarda, no Jalapão, desde 1932. Mantimentos são colocados em um terreno na entrada da cidade e personagens mascarados protegem os produtos, que em geral são derivados da cana-de-açúcar. Os moradores que tentam pegar a comida são chicoteados pelos mascarados com pinholas de palha de buriti.
A intenção é relembrar uma passagem do calvário em que Jesus é açoitado com pedaços de cana-de-açúcar. Os mascarados impedem que as pessoas toquem os pedaços de cana para impedir o sofrimento de cristo. Este ano a festa começa por volta das 19h, na entrada da cidade. A expectativa é de que até 500 pessoas participem do evento, que será na noite da sexta-feira (14).
Paixão de Cristo
Em Palmas, a encenação da Paixão de Cristo voltará a ser realizado na Praça dos Girassóis. A apresentação, que passou a fazer parte do calendário oficial de eventos da capital, neste ano será feita no dia 14 de abril, às 20h, na Sexta-feira da Paixão. A companhia de teatro Art’Sacra espera a participação de 500 voluntários entre atores e equipe técnica.
Os ensaios estão sendo feitos desde o final de 2016. A apresentação é gratuita, mas a quantidade de cadeiras é limitada. O espetáculo da capital é o maior do tipo no estado.
Companhia segue recrutando figurantes para a encenação da Paixão de Cristo em Palmas (Foto: Divulgação/Cia Art'Sacra) |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Favor comentar sem palavras ofensivas.