Nesta sexta-feira (2), às 10h30, a Universidade Federal do Pará (UFPA) inaugura, no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, o Laboratório de Alta e Extra-Alta Tensão, centro de pesquisa que vai oferecer serviços ao mercado de energia regional e também atender demandas de formação de mão de obra altamente especializada na área, contribuindo com o ensino e a pesquisa acadêmica.
Foto: Divulgação |
Com a existência de usinas hidrelétricas de grande porte na Amazônia, o laboratório será o responsável por fornecer para a região uma grande independência na pesquisa, no ensino e nos testes de campo para equipamentos de transmissão e distribuição de energia elétrica. “O Laboratório de Alta Tensão permite que vários recursos da indústria eletro-intensiva que estavam sendo transferidos para outros Estados fiquem em nossa região. Ao mesmo tempo, auxilia na formação de recursos humanos em todos os níveis na área de alta tensão, que abrange não somente a engenharia elétrica, mas outras engenharias, como a mecânica, química e civil, favorecendo, a formação regional de técnicos e especialistas, garantindo aumento de recursos para a nossa região”, afirma o coordenador do laboratório, o Prof. Dr. Marcus Vinicius Nunes.
O laboratório já operava parcialmente, com a oferta de cursos de formação, mas agora, com a entrega e montagem dos últimos equipamentos, ele será capaz de atender o setor produtivo de maneira mais ampla. Além das grandes empresas que atuam no setor energético instaladas na região, o Laboratório de Alta e Extra-Alta Tensão também vai atender as necessidades de empresas de menor porte, com a realização de testes em painéis elétricos de pequenos fabricantes para o atendimento da construção civil, por exemplo.
Parque de Ciência e Tecnologia Guamá
Portal ORM com informações da Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Favor comentar sem palavras ofensivas.