VK é a rede mais usada da Rússia e registra 477 milhões de usuários.
E como não podia ser diferente, nós também estamos na Rússia com o Blog Marudá Vip, através da rede VK. Nosso link https://vk.com/chavesfranco . Acesse nosso link e saiba de tudo o que acontece por aqui, lá.
O VK é a rede social mais popular na Rússia e o nono site mais acessado do mundo, segundo o Similar Web, com 477 milhões de contas. A plataforma é semelhante ao Facebook e dispõe de recursos como a postagem de textos, fotos e vídeos, além de grupos, serviços de música nativo e ferramenta para anúncios. Disponível na versão web e em apps para Windows, Android e iOS, o site permite escolher entre 86 opções de idiomas, como o português e o inglês.
O interesse pelo serviço cresceu por aqui desde o jogo Brasil x México, nas oitavas de final da Copa do Mundo, realizado na última segunda (2), quando um torcedor misterioso, o russo Yuri Torsky, foi flagrado com um olhar peculiar e enrolado na bandeira brasileira. A imagem viralizou, ganhou diversos memes e assim, começou a saga em busca do nome dele, que agitou a Internet. O caso foi solucionado após a descoberta do perfil dele no VK. Confira a seguir como usar e quais são os principais recursos da rede social.
VK é uma rede social russa que chamou atenção após curiosidade no jogo da Copa entre Brasil e México — Foto: Divulgação/VK
Criar uma conta
Para criar uma conta na rede social é possível escolher entre os dados de login do Facebook ou pelo registro do e-mail. Neste tutorial exemplificaremos o primeiro caso.
Passo 1. Clique no botão "Continue with Facebook" ("Continue com Facebook");
Crie a conta do VK com os dados do Facebook — Foto: Reprodução/Taysa Coelho
Passo 2. Na janela que abrir, insira seus dados nos campos correspondentes e, então, vá em "Entrar";
Insira os dados de login do Facebook para criar uma conta no VK — Foto: Reprodução/Taysa Coelho
Passo 3. Em seguida, clique em "Continuar como XXXX" para permitir o acesso aos seus dados pela plataforma russa;
Login no VK com dados do Facebook — Foto: Reprodução/Taysa Coelho
Passo 4. Para o primeiro acesso, a rede enviará um código de acesso para seu smartphone. Por isso, no campo superior, selecione o país, e, abaixo, insira o número do celular. Em seguida, selecione "Obter código";
Cadastre smartphone para receber SMS com código de acesso do VK — Foto: Reprodução/Taysa Coelho
Passo 5. Digite o código recebido por SMS e confirme em "Enviar código";
Insira o código enviado para o celular pelo VK — Foto: Reprodução/Taysa Coelho
Passo 6. Nesta etapa é preciso criar uma senha de, no mínimo, seis caracteres. Por fim, clique em "Entrar no site";
Crie uma senha de acesso ao VK com as especificações da rede social — Foto: Reprodução/Taysa Coelho
Passo 7. A imagem abaixo significa que a conta foi criada com sucesso. Siga em "Continuar" para realizar o primeiro acesso ao VK.
Confirmação da criação de conta no VK — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho
Editar informações
Passo 1. Para incluir ou editar as informações no VK, toque na seta situada ao lado da miniatura da foto de perfil, do lado superior direito da tela, e clique em "Editar";
Vá em "Editar" no VK para preencher suas informações pessoais — Foto: Reprodução/Taysa Coelho
Passo 2. Na página que abrir inclua os dados que desejar e conclua o processo no botão "Guardar";
Insira ou edite dados no VK de forma simples — Foto: Reprodução/Taysa Coelho
Passo 3. No lado direito, estão disponíveis todas subcategorias de informações, como "Contatos", "Interesses", "Educação", "Emprego", entre outros. Preencha aqueles que preferir e salve os registros em "Guardar".
Salve as informações em "Guardar" — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho
Publicações
Possibilidades de publicações na página inicial do VK — Foto: Reprodução/Taysa Coelho
O VK permite ao usuários publicarem diferentes tipos de conteúdo, assim como o Facebook. As mensagens de texto podem ser acompanhadas de fotos, vídeos, arquivos de áudio e documentos, por exemplo. Também é possível postar conteúdos mais extensos sob a forma de artigo (em um formato similar àquele dos blogs).
Artigos do VK são uma alternativa à postagem de texto comum — Foto: Reprodução/Taysa Coelho
A plataforma também garante o compartilhamento de citações sob a forma de notas, da localização, além da venda de itens (na opção "Artigo"). Há, ainda, a possibilidade de fazer um desenho (em "Grafitti") e realizar enquetes. A rede social permite o agendamento da publicação de cada conteúdo e a escolha de quanto tempo ele deve continuar no ar, através do temporizador.
Venda de produtos no VK pode ser feita na categoria "Artigos" — Foto: Reprodução/Taysa Coelho
Minha página
Na seção "Minha página", acessível pelo menu lateral ou ao clicar na miniatura da foto de perfil, no lado direito da tela, o usuário consegue visualizar todos os posts e ações realizados, como curtidas de outras pessoas, fotos, vídeos e artigos publicados, entre outras informações.
"Minha página" no VK traz o registro das ações feitas pelo usuário — Foto: Reprodução/Taysa Coelho
Encontrar amigos
A opção "Amigos" serve para o usuário visualizar aqueles perfis já adicionados e procurar por novos contatos. Para isso, basta digitar o nome da pessoa no campo de busca e apertar a tecla "Enter". Caso encontre quem procura, clique em "Adicionar como amigo" e aguarde até que a solicitação seja aceita.
Busca por amigos no VK é simples, basta usar o campo de pesquisa da rede social — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho
Grupos
Semelhante ao Facebook, o VK conta com grupos que reúnem pessoas com interessem comuns. São exibidas as comunidades nas quais o usuário faz parte e a opção de buscar por novas. Para isso, basta digitar o tema de interesse no campo de pesquisa e apertar "Enter" para visualizar o resultado. Ao clicar em "Subscrever", a pessoa já se torna membro (ou precisa aguardar a autorização do moderador).
Grupos do VK servem como meio de contato com pessoas com interesses parecidos — Foto: Reprodução/Taysa Coelho
Fotos
A plataforma russa também admite criar e publicar álbuns de fotos. O usuário pode atribuir um nome e uma descrição ao conjunto de imagens e, já na criação, selecionar quem poderá vê-las.
O álbum de fotos no VK permite definir privacidade na visualização — Foto: Reprodução/Taysa Coelho
Música
A ferramenta “Música” é uma maneira dos usuários da rede compartilharem gostos musicais. Com ela é possível ouvir suas canções favoritas, montar playlists, conferir sugestões do serviço e ainda checar as atualizações dos amigos. Um diferencial é que a lista de reprodução ou o álbum de um artista podem ser ouvidos mesmo durante o uso de outras seções do VK, uma vez que o player permanece na parte superior do tela. É uma espécie de Spotify dentro do site.
VK tem um "tipo" de Spotify para chamar de seu — Foto: Reprodução/Taysa Coelho
Vídeos
A parte de vídeos do VK garante o acesso de todos a uma biblioteca com todos os filmes públicos postados ou transmitidos ao vivo na plataforma. Através dessa seção, é possível compartilhar conteúdos audiovisuais próprios e dar início a transmissões em tempo real para seus seguidores ou aberta para os demais inscritos.
Biblioteca de vídeos do VK — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho
Jogos
Outra funcão conhecida dos usuários do Facebook que também existe na rede russa são os jogos. O problema é que todos (ou boa parte deles) estão em russo, o que pode ser complicar a compreensão e assim, prejudicar o desempenho na brincadeira.
Jogos do VK estão em russo — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho
Artigos
Em “Artigos”, é possível procurar por produtos vendidos por outras pessoas e também anunciar os seus. No entanto, não há uma unidade monetária padrão para os itens ofertados, bem como não há tradução do conteúdo original publicado. Dessa forma, a função se torna confusa e pouco útil para os brasileiros.
O catálogo de artigos do VK pode ser bastante confuso pela falta de tradução — Foto: Reprodução/Taysa Coelho
Aproveite as dicas e explore todas as ferramentas disponíveis no VK.
O que você acha do VK? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.