O Grupo RBA decidiu afastar o apresentador de suas funções após declarações na Câmara Municipal de Belém. | Divulgação/CMB
O vereador de Belém Joaquim Campos (Podemos) fez uma declaração intempestiva durante a sessão desta quarta-feira (19), na Câmara Municipal de Belém, usando termos de cunho sexual para desqualificar a jornalista Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo, que havia sido alvo de um ataque pelo presidente Jair Bolsonaro nesta semana.
A declaração foi feita durante um pronunciamento do vereador Toré Lima (PRB) na tribuna, que criticava o presidente, quando foi interrompido por Joaquim Campos, que atacou de forma verbal a jornalista da Folha. O vereador foi criticado durante a plenária, se envolvendo em uma discussão com a vereadora Nazaré Lima (PSol).
O GRUPO RBA, no qual o vereador também trabalha como apresentador, se pronunciou sobre o ocorrido. Confira a nota:
"Em relação aos comentários do vereador Joaquim Campos (Podemos), no plenário da Câmara Municipal de Belém, na manhã desta quarta-feira (19/02), a Rede Brasil Amazônia de Comunicação tem a registrar o seguinte:
1. O vereador também é apresentador de programas de televisão da emissora há mais de 10 anos. As palavras do parlamentar não representam, em momento algum, a linha editorial adotada pela RBATV;
2. A RBA de Comunicacão repudia atitudes e manifestações ofensivas, preconceituosas e de misoginia, que venham a ferir a dignidade humana e a honra das pessoas e tomou a decisão de afastar o apresentador de suas funções na emissora;
3. A RBA tem se pautado por um jornalismo sério, pelo pluralismo de idéias, pensamentos e o respeito às posições políticas e ideológicas de todos os segmentos sociais;
4. A RBA reafirma a sua política editoral de valorização e respeito à pessoa humana, como tem feito nos últimos 30 anos.
RBA de Comunicação".
PODEMOS INICIA PROCESSO DE EXPULSÃO
O partido do vereador, o Podemos, iniciou o processo de expulsão de Joaquim Campos. Confira a nota do vereador na íntegra:
"Nota Oficial do Podemos Pará
Sobre o caso do Vereador Joaquim Campos
Esclarecemos em caráter irrevogável que o Podemos não tolera qualquer tipo de preconceito, agressão e violência contra as mulheres.
Desta forma:
1- Prestamos total solidariedade a jornalista da Folha de São Paulo Patrícia Campos Mello, além da Vereadora de Belém Nazaré Lima, ambas atacadas covardemente pelo Vereador Joaquim Campos durante a sessão no Plenário da Câmara Municipal de Belém nesta quarta-feira.
2- Diante do fato ocorrido, tomando conhecimento de que o mesmo ainda está filiado ao Partido, e, não existindo condições da permanência do filiado nos quadros do Podemos, a Direção Estadual, por unanimidade, encaminhou pelo acionamento do referido vereador no conselho de ética, iniciando assim, o processo de expulsão.
3- Nascemos como partido sustentado por ideais democráticos. Atitudes como essa não serão toleradas, o Podemos é defensor intransigente do respeito e dos direitos.
Deputado Estadual Igor Normando - Presidente do Podemos - Pará"
Fonte: