19 de março - Rio de Janeiro registra as primeiras mortes por coronavírus
Confira as principais notícias do Brasil e do mundo de 14 a 19 de março
O governo do Rio de Janeiro confirmou na quinta as duas primeiras mortes por coronavírus dentro do Estado.
A primeira vítima é uma mulher de 63 anos que morava em Miguel Pereira, no Sul do Rio. A segunda é um idoso de 69 anos que morava em Niterói.
Com isso, o Rio torna-se o segundo Estado a ter mortes confirmadas pela pandemia no Brasil. O primeiro foi São Paulo. Na quinta uma rede de saúde paulistana confirmou a morte de mais uma pessoa. no Estado.
O Ministério da Saúde confirmou na quinta que o País, tem 621 casos confirmados de coronavírus. Pelo menos oitos Estados já tem transmissão sustentada - quando não é possível saber quem passou a doença para quem - em ao menos sete Estados.
Na noite de quarta, o Cristo Redentor foi iluminado com a bandeira de todos os países que estão enfrentando a pandemia. Hospital de São Paulo é investigado pela demora para relatar casos
19 de março - Brasil fecha fronteiras
Um dia depois de afirmar que estava 'estudando' a medida, o governo brasileiro confirmou que vai fechar as fronteiras com terrestres com Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa; Guiana, Paraguai, Peru e Suriname. Já havia sido confirmado anteriormente decisão semelhante envolvendo a Venezuela.
Segundo o Ministério da Justiça, o fechamento vale para fronteiras físicas, terrestres, e não atinge quem viaja de outros países de avião. O governo vai editar uma portaria específica em relação às fronteiras terrestres com o Uruguai, que ficaram de fora, por ora, das restrições anunciadas.
O texto também restringe por 15 dias a entrada no Brasil, por rodovias ou meios terrestres, de estrangeiros oriundos desses países - mas não afeta o transporte rodoviário de cargas. Há uma preocupação de integrantes do governo de que medidas como essa possam impactar ainda mais a economia brasileira.
19 de março - Itália ultrapassa a China em mortes
A Defesa Civil da Itália anunciou na quinta que o número de mortos em decorrência do novo coronavírus subiu para 3.405 no país, um aumento de de 427 óbitos em apenas 24 horas. Desta forma, a Itália ultrapassa a China na quantidade de vítimas.
A Itália é o país europeu mais afetado pela pandemia. Na noite de quarta, a imagem de múltiplo caminhões militares em fila em frente ao hospital da cidade de Bergamo, na Itália, para remover os corpos das vítimas causou comoção.
Apesar das duras notícias, a pandemia parece dar sinais de desaceleração. O números de mortos na quinta foi inferior ao do dia anterior. O número de contaminações caiu durante toda a semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Favor comentar sem palavras ofensivas.