Existem momentos que a ansiedade toma conta da nossa mente e ficamos nervosos o bastante para não conseguir tocar as atividades e trabalho, consumidos pelo nervosismo. Nestas horas, tudo o que você precisa fazer é parar tudo e concentrar no poder que os exercícios de respiração tem no seu corpo, nas nossas emoções e, principalmente, para acalmar a ansiedade.
Duvida? Em 2017, pesquisadores da Universidade Stanford (EUA) descobriram que um grupo de neurônios, ao qual chamaram de complexo de preBötzinger, regula o equilíbrio entre a respiração e a atividade cerebral relacionada à calma e ao estresse
Agora que já demos o embasamento científico para você acreditar, saiba que a respiração pode ser um grande aliado para tranquilizar o organismo.
Assim como ela se acelera quando estamos nervosos e agitados, forçar o inverso dela pode ajudar a acabar com um estado de intranquilidade.
Por isso, separamos os principais exercícios de respiração que podem ajudar rapidamente a você reverter o que está sentido. Se liga!
Exercícios de respiração para diminuir a ansiedade
1. Respiração Abdominal
Quando estamos calmos, tendemos a inspirar e expirar lentamente, o que dá para comprovar pela extensão e contração do abdômen.
Dessa forma, experimente parar e forçar uma respiração mais tranquila, profunda e espaçada. Como forma de ajuda, coloque a mão sobre o abdômen para sentir a movimentação.
2. Respiração Quadrada
Neste exercício, entre cada inspiração e expiração faça uma pausa. Para isto, inspire pelo nariz contando lentamente até quatro, depois segure o ar nos pulmões por mais quatro segundos.
Expire lentamente pela boca por quatro segundos e, após esvaziar o ar, mantenha assim por mais quatro segundos.
Dessa maneira, a técnica lembra como se tivéssemos fazendo um quadrado respiratório, com quatro segundos em casa passo, por isso o nome da técnica.
3. Expiração alongada – Exercícios de respiração
Parecida com a atividade anterior mas, no entanto, neste caso você vai inspirar por quatro segundos pelo nariz e soltar o ar pela boca durante o dobro do tempo (oito segundos).
A explicação para o alongamento vem de como a inalação está relacionada ao sistema nervoso simpático (SNS). Este controla o mecanismo de luta e fuga, a expiração está relacionada ao sistema nervoso parassimpático (SNP), que influencia diretamente a nossa capacidade de relaxamento.
4. Alterar as narinas
Com o auxílio do dedo indicador, basta inspire por uma narina e expire pela outra.
Depois disso, a narina que ‘puxou’ o ar deve ser usada para ‘soltá-lo’.
Dessa maneira, esta técnica funciona pois faz com que você deixe de lado tudo para se concentrar no momento presente.
5 Respiração Deitado
Para fazer este exercício de respiração simples você precisa estar deitado e com as luzes apagadas. Depois disso, coloque as mãos em cima do abdômen e conte a inspiração e expiração para sentir a sensação de relaxamento.
Aliás, nesta técnica, um truque importante é tentar criar um ritmo enquanto faz a contagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Favor comentar sem palavras ofensivas.