Um lobo-marinho-subantártico foi encontrado na manhã deste domingo (19) na Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, em Florianópolis. O mamífero marinho aparentava estar bem e usava as pedras para descansar. Ele foi encontradoo por uma equipe de biólogos e veterinários da R3 Animal, que faz parte do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
A equipe levou o lobo-marinho para um local menos movimentado para proporcionar melhor descanso. Em uma avaliação preliminar, feita com o uso de um termógrafo - aparelho que detecta a temperatura em diferentes pontos do corpo -, constatou que o animal estava aparentemente saudável, com bom escore corporal e responsivo (alerta).
Segundo o R3 Animal, as unhas do mamífero foram pintadas de vermelho para facilitar a identificação caso ele seja avistado novamente. Caso alguém o encontre, pode entrar em contato com o telefone do PMP-BS: 0800 642 3341.
Neste caso, a orientação é para manter a distância e ajudar a isolar a área. O lobo-marinho pode tentar se defender caso se sinta ameaçado, por isso a importância de afastar animais domésticos do local. Também é recomendado não fornecer alimentos e nem forçá-lo a entrar na água.
O lobo-marinho-subantártico habita principalmente as ilhas ao norte da Convergência Antártica. Essa espécie pode ocorrer no litoral brasileiro, mas esta é uma migração errática, sendo poucos os relatos da presença desses indivíduos em nossa região.
Esta não foi a primeira vez em que um lobo-marinho foi encontrado no litoral de Santa Catarina nos últimos meses. Em agosto de 2019, a R3 Animal registrou a presença de um lobo-marinho em Biguaçu. No mesmo mês, outro animal foi registrado pela Univille/PMP-BS, na região de São Francisco do Sul.
Lobo-marinho na Praia dos Ingleses(Foto: R3 Animal, Divulgação)
Sobre o projeto de monitoramento
PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
O objetivo é avaliar possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos encontrados mortos.
O PMP-BS é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. Em Florianópolis, o Trecho 3, o projeto é executado pela R3 Animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Favor comentar sem palavras ofensivas.