O uso da cloroquina e da ivermectina como medida de combate ao coronavírus está autorizado em São José, conforme explicou a secretária de saúde do município, Sinara Simioni. Diferente de Itajaí, que distribui o medicamento para a população, a utilização no município só será feita somente se algum médico prescrever os remédios e o paciente estiver de acordo com o tratamento.
"O objetivo é diminuir internações e preservar vidas", diz médica que defende cloroquina e ivermectina
- Nós já fizemos uma nota técnica, juntamente com o diretor clínico e o diretor técnico do município, e São José vai disponibilizar a cloroquina. Já foi solicitado ao Estado e ao Ministério da Saúde, nós estamos aguardando, e vai ficar a critério do médico a prescrição ou não em consenso com o paciente - explicou.
Sobre a ivermectina, medicamento indicado pelo presidente Jair Bolsonaro e que o governador Carlos Moisés afirmou ter tomado, o município está tentando comprar, mas tem encontrado dificuldade.
- Quando veio essa questão da ivermectina nós tivemos um desabastecimento. Nossos profissionais receitaram e em duas semanas o nosso estoque foi quase 100%. Hoje nós estamos tendo uma dificuldade muito grande porque desabasteceu o mercado. Estamos buscando em várias regiões em outros locais para fazer a compra da ivermectina para ter à disposição nas unidades de saúde.
Mais 20 mil testes
O município está para receber 20 mil testes rápidos e 10 mil testes PCR, adquiridos e que servirão para aumentar a testagem na população. Além do Cati, local onde fica o Centro de Referência de Sintomáticos Respiratórios do município, os moradores poderão realizar testes também nas Unidades Básicas de Saúde e na UPA Forquilhinha.
NSC
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Favor comentar sem palavras ofensivas.