segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Hotéis na Suíça resolvem falta de clientes abrigando moradores de rua durante pandemia

Diante do inevitável impacto negativo que a atual pandemia impõe sobre o turismo em todo o mundo, alguns hotéis na Suíça ofereceram um bom exemplo das melhorias que parcerias entre o estado e empresas privadas podem trazer à realidade atual. No lugar de manter os hotéis vazios pela ausência de hóspedes por conta do novo coronavírus, diversos estabelecimentos passaram a acolher pessoas em situação de rua em seus quartos.

© Kauê Vieira
© fotos: Getty Images

A cidade de Genebra © Getty Images

A iniciativa conta com a estrutura dos hotéis e com o financiamento de instituições privadas de auxílio e também do próprio estado, que oferece o suporte financeiro capaz de tornar o programa duradouro e capaz de beneficiar a todos os envolvidos. Atendendo mais de 150 pessoas hospedadas em hotéis que estavam vazios somente na cidade de Genebra, o investimento para realização do programa foi de cerca de 2 milhões de euros até aqui – valor equivalente a cerca de R$ 6,5 milhões de reais.

A abertura de hotéis para o acolhimento de pessoas em situação de rua não é exclusividade da Suíça, mas a dimensão e a qualidade do programa atual é digno de nota: além de potencialmente durar até o meio desse ano, a iniciativa funciona não somente em hotéis de 1 estrela, mas também de 2 ou mesmo 3 estrelas. O sistema de suporte concede aos novos hóspedes o período de um mês para cada entrada, no qual as associações participantes do programa oferecem auxílio na busca por soluções permanentes para o problema de moradia dos envolvidos.

© fotos: Getty Images

Hotel em Genebra © Getty Images

A ideia original era que a parceria e tal auxílio funcionasse até abril, mas a perspectiva atual vem fazendo com que os proprietários dos hotéis se coloquem dispostos a estender a experiência até o meio de 2021, podendo seguir até mesmo durante o segundo semestre do ano. Experiências similares vêm sendo realizadas também na França e na Inglaterra, e podem servir de modelo – tanto para o público quanto para a iniciativa privada – de como beneficiar a todos no caminho para superar o impacto da pandemia em todos os seus sentidos: não somente econômico, mas principalmente social e humano.

© fotos: Getty Images



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE