sábado, 2 de novembro de 2024

Férias sem wi-fi: hotéis e destinos que ajudam a Geração Z a desconectar. Dica de viagens

 


A maioria de nós já viveu a situação de sair com amigos ou familiares e uma das pessoas passar a maior parte do tempo olhando a tela de um celular. Na verdade, há chances altas de você ter sido essa pessoa; o que não é uma vergonha, mas uma oportunidade de refletir e adotar mudanças no futuro.

Isso fica ainda mais prevalente quando falamos sobre momentos especiais, como as viagens. A ideia é que viagens tragam experiências novas na vida real, o que é reduzido em escopo e qualidade quando precisamos dividir atenções com o que está online. Há tempo e lugar para todas as atividades digitais!


Um fato surpreendente é que as gerações mais novas são as mais insatisfeitas com os hábitos digitais que vivem, buscando diminuir o tempo na frente das telas. Unindo o útil ao agradável, as viagens podem ser excelentes oportunidades de dar o pontapé inicial para um cotidiano offline mais saudável.


O movimento do minimalismo digital, abordado por um artigo da ExpressVPN que vamos usar como base para as indicações desse texto, aponta essa problemática e oferece soluções. Tomando como base esses princípios, vamos trabalhar cinco destinos turísticos ideais para a geração Z se desconectar!

1. Chapada dos Veadeiros, Goiás

O artigo sugere o agendamento de atividades que não utilizam tecnologias como forma de se desconectar, então por que não planejar uma viagem a um destino com foco na natureza? Das opções de destino brasileiras, a encantadora Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, se destaca.


O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma das unidades de conservação mais importantes do país, abrigando mais de 65 mil hectares de mata intocada. A chapada é tão extensa que perpassa dois municípios do estado, os quais podem hospedar os turistas: Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás.

2. Fernando de Noronha, Pernambuco

É impossível falar sobre destinos turísticos no Brasil sem citar um dos mais “badalados” de todos: o arquipélago de Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco. O lugar é com certeza um dos destinos mais salgados no Brasil do ponto de vista financeiro, mas as belezas mais do que compensam!

No item anterior nós mencionamos a troca das telas pela natureza, o que também existe em Fernando de Noronha, mas há algo tão interessante quanto: as possibilidades de entretenimento! Por se tratar de um destino conhecido, o que não faltam são atividades, estando longe de ser um destino “oculto”



3. Gramado, Rio Grande do Sul

Os dados da pesquisa apontam que o smartphone é a tela mais difícil de ter o seu tempo reduzido, com 61% dos entrevistados a colocando em primeiro lugar. A partir desse número, vale a pena trabalhar um destino turístico em que o foco não são as fotos, mas as nossas experiências.


Falamos aqui de Gramado, no Rio Grande do Sul, uma cidade linda, mas cujo maior atrativo é o que oferece de gastronomia: os chocolates! Gramado é referência em turismo gastronômico no Brasil, com lojas, fábricas e até mesmo um parque. Comer bem fará com que se esqueça dos smartphones


4. Jalapão, Tocantins

Em fevereiro de 2009, os Estados Unidos estrearam a décima oitava temporada do reality show competitivo “Survivor”. O que conecta esse fato ao tema do texto? O programa foi todo gravado no Parque Estadual de Jalapão, no Tocantins, um dos destinos turísticos mais bonitos do Norte do Brasil.


E Survivor não foi o único programa a gravar por lá, com diversas produções brasileiras escolhendo o local. Um elemento que diferencia o Jalapão de outros destinos turísticos são as possibilidades de atividades físicas ao ar livre, outra razão perfeita para deixar de lado todos os dispositivos eletrônicos.


5. Jericoacoara, Ceará

Até aqui nós utilizamos razões diversas para abandonar as telas: a natureza, entretenimento sem foco eletrônico, gastronomia, atividades ao ar livre... Jericoacoara traz um elemento distinto de todas as outras: o descanso! O que não faltam são hospedagens que oferecem conforto e calma aos turistas.


É preciso considerar que nem todos os 86% dos membros da geração Z (de acordo com os dados da pesquisa) querem sair das telas para fazer se aventurar fora; muitos querem apenas um tempo de descanso, o que é uma experiência pra lá de válida quando falamos do turismo nacional.


Embora essa lista tenha se focado em destinos turísticos nacionais, há opções ainda mais vastas se expandirmos para outros países. Por fim, para não perder as memórias e ainda ter boas fotos, mas não precisar contar com os dispositivos tecnológicos, por que não optar por uma câmera fotográfica?

Fonte: Rota de Férias


FRANCO SERVIÇOS

Os melhores produtos e serviços. Conheça nossa plataforma abaixo.

https://linktr.ee/francoservicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor comentar sem palavras ofensivas.

Publicidade CB2

Publicidade CB1

Site economiza play

Postagens mais visitadas

Publicidade LE60

Publicidade MR1

Publicidade MR2

Publicidade MR3

Publicidade MR4

Publicidade MR7

Publicidade MR8

Publicidade MR11

Publicidade MR13

ARQUIVO DE POSTAGENS DO SITE